19 de set. de 2009

Criando Curvas

Acho que todo mundo aqui já tem uma noção basica de como criar curvas...Mas sempre é bom entender melhor sobre o assunto: dicas, modos de fazer, combinação de cores sempre pode melhorar ainda mais a sua tecnica em mexer com o photoscape.
Pra começar, vamos enteder melhor o que é as curvas.
As curvas são constituidas de 3 cores : R (red) G(green) B(blue)
Com elas podemos fazer diversos efeitos de iluminação, saturação e cores.

Como criamos uma curva ?
É bem simples....Vá em "brilho, cor" > curva de cor...Irá abrir uma janela como no print:
Repare que lá em baixo á 3 quadradinhos : vermelho, verde e azul. Escolha um quadradinho, e desmarque os outros 2...Repare que no quadro branco, a linha do meio irá ficar da cor que você escolheu...Mova essa linha para a direção que você quiser( mova para a direção que melhor ficar o efeito em sua foto).Vai ficar mais ou menos assim:
Eu escolhi a cor vermelha e desmarquei os outros quadradinhos, escolhi a direção para onde eu queria mover a linha e repare tambem que lá em cima há três alas (cor, saturação e luminância)...Estamos na ala cor.

Bom, se você gostou de como ficou a sua foto apenas mexendo na linha da cor que você escolheu...é só salvar em: salvar (curva).

Mas se você ainda não estiver satisfeito(a) com o efeito, é só continuar desmarcando as caixinhas lá em baixo....Dessa vez desmarque a cor que você havia escolhido, e marque uma nova cor na caixinha
Assim:

Dessa vez eu escolhi a cor verde e movi a linha para onde melhor ficou o efeito na minha foto. Você pode fazer com a caixinha azul tambem...é só repetir os passos anteriores: desmarcar as caixinhas e escolher a caixinha azul...é realmente muito simples de se fazer...


 Uma dica quando você terminar de criar suas curvas, não se esqueça de marcar todas as caixinhas antes de salvar sua curva...
Caso você esquecer de marcar, a curva será salva, mas o efeito não ficara salvo completamente...Só ira salva a cor que você usou pela ultima vez e que a caixinha estava marcada...Por isso não se esqueça de antes de salvar remarcar todas as opções de cores (vermelho, verde e azul).

* Repare que ainda resta mais 2 alas : Saturação e luminância

Posso mexer nelas ? Pode sim....É bem simples tambem...
A de saturação serve para o seu efeito ficar mais vivo...Por exemplo, você estava mexendo na foto,montando sua curva e após terminar reparou que as cores estão um pouco apagadas...

A saturação serve para colocar mais vida nas cores. Vá na ala saturação e mova a linha para onde você quiser...

• Se você mover para cima a saturação ficara mais viva...as cores serão mais escuras
• Se resolver mover para baixo, as cores irão ficar mais claras e mortas...Você irá obter cores acinzentadas.
Após ter feito isso...Há mais um ajuste que você pode fazer para melhorar a sua curva.

Lá em cima ainda resta a alá "LUMINÂNCIA"
Pra que serve essa ala? É para deixar a sua foto mais escura ou mais clara...

• Se você quer uma foto mais sombria, com efeitos escuros é só mover a linhazinha de luminância para baixo.

• Mas se você prefere uma foto mais clara com angulos mais visiveis...Mova a linhazinha para cima...Sua foto irá obter efeitos claros, como se a foto fosse tirada em um lugar onde havia bastante luz ao redor.

Resultado:

2 comentários :